7 de dezembro de 2022

Mau tempo tomará conta da Espanha e Portugal nos próximos dias

O mau tempo predominará na Espanha e Portugal pelas próximas 72 horas com a chegada de instabilidades de uma ex ameaça tropical que avança sobre o país. A Agência Estatal de Meteorologia da Espanha já lançou avisos para grande área do centro-oeste da Espanha; valores podem atingir os 80 mm em 12 horas no 'Norte de Cárceres', nesta quinta-feira (08/12) — avisa a agência. O centro-oeste do país deverá registrar os maiores valores de precipitações neste evento, podendo acarrear em enxurradas com valores extremos localizados. 

Tempo chuvoso em Lisboa, Portugal em (12/09/2022) | André Luís

Em Portugal, a virada no tempo já ocorreu na manhã desta quarta-feira (07/12); alertas ativos do amarelo ao laranja de precipitações predominam em todo o centro-sul do país, incluindo Lisboa — uma das cidades com a maior classificação de aviso lançada até o momento, a laranja, que corresponde ao risco de chuva forte (21-40 mm/h), válido até às 06:00 do dia (08/12). O mau tempo também deve deixar o mar agitado, são previstas ondas de até 5 metros em Lisboa, entre às 18:00 do (08/12) até 12:00 do (09/12) — informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Radar Meteorológico mostra chegada das instabilidades na região | Reprodução/Amantes do Tempo, Rainviewer

As condições do tempo só devem melhorar ao decorrer do dia (09/12) em Portugal e ao decorrer do dia (10/12) na Espanha, mas é uma breve trégua, até que o próximo sistema chegue, previsto para o dia (11/12), mas as previsões andam pouco confiável por se tratar de uma previsão mais estendida, nos acompanhe para possíveis novas atualizações mais precisas.

Agências nacionais emitem alertas de chuvas e tempestades | Reprodução/Amantes do Tempo, AEMET, IPMA


 🔴 ATUALIZAÇÃO - (08/12) 


0 comments: