3 de dezembro de 2022

Chuva retornará forte para áreas já castigadas no sul do Brasil

Uma nova ameaça à frente para áreas castigadas pelas chuvas na região sul do Brasil, está sendo simulada pelos modelos meteorológicos. 

Deslizamento em Guaratuba, no PR atinge 8 veículos após chuvas volumosas castigarem a região | Instagram/@jornalreporterdovale

A interpolação de dados entre os modelos GFS, NCEP e o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, preveem que fortes chuvas voltarão a acontecer já neste fim de semana com o avanço de uma nova frente-fria; A previsão indica que as chuvas não vão dar trégua definitiva nesses próximos dias, e que devem ganhar força já nesta manhã de sábado (03/12), principalmente, começando pelas áreas já castigadas pelas chuvas — extremo-leste dos estados de Santa Catarina e Paraná, o que é bastante preocupante, visto que são áreas que ainda estão bastante úmidas. Ao decorrer do sábado (03/12), é esperado que as chuvas ganhem cada vez mais espaço e avance também, sobre as demais áreas dos estados de SC e PR com o deslocamento da frente-fria. Já, entre o fim da tarde e noite, a chuva volta a ganhar mais força no extremo-leste desses estados, deixando toda a região em alerta, pelo menos, até o início da madrugada de domingo (04/12). 


De acordo com simulações do 'GFS', volumes de precipitações acumuladas entre o sábado (03/12) e segunda-feira (05/12), devem ser próximas de 100 mm. Se confirmado, será um valor bem expressivo e prejudicial para toda a região que já vem sendo castigada pelas chuvas. Após uma leve trégua prevista para o início da madrugada de domingo, a chuva volta a ganhar intensidade no período da manhã do mesmo dia, e deverá seguir como um dia chuvoso; uma nova trégua está prevista somente, entre a noite de terça-feira (06/12) e manhã do dia seguinte, da quarta-feira (07/12), mas logo, a umidade retorna e as pancadas voltam a ocorrer em todos os pontos do extremo-leste de SC e PR, a partir do fim da manhã do dia (07/12).

0 comments: