16 de agosto de 2023

El Niño se tornará 'forte' neste verão, segundo a NOAA

As previsões se mostraram, realmente, com um índice de confiabilidade muito grande; conforme uma de suas notas (da NOAA), divulgada em 08 de Junho (a anomalia ainda estava (+0,8 °C) no Niño 3.4, o El Niño seguiria em curso e ganhando força e atingiria a força moderada, "quando a anomalia da temperatura da superfície do mar torna-se igual ou superior a (+1,0 °C)" durante as semanas seguintes, era o que previa a nota, o que se concretizou.

TSM em 16/08/2023 | NOAA

Em nova nota divulgada no último dia 10 de agosto, reafirmaram a presença do fenômeno e indica fortalecimento não só durante o verão (do Hemisfério Sul), mas também, ainda após a estação, caminhando para um El Ninõ "forte". Segundo a NOAA, a chance é de '2 em 3' de que o fenômeno iguale ou exceda a anomalia de (+1.5 °C) neste verão, o que caracterizaria tal. A instituição também frisa que, o índice de confiança da previsão subiu em relação ao mês anterior, devido aos últimos acertos, anomalias já em (+1,0°C) e o período de pico de temperaturas acima da média estarem cada vez mais próximas.

Ninõ 3.4 seguirá aquecendo | NOAA

Ainda de acordo com a nota, a NOAA afirma que, os efeitos globais do El Niño são sempre perceptíveis durante os meses de novembro a janeiro, é ciclo sazonal do ENOS. Com isso, a maioria dos eventos relacionada ao fenômeno ocorrem entre final da primavera, no verão e decaem durante o outono (leve o Hemisfério Sul como referência para as estações citadas). 

Condições da Célula de Walker durante El Niño (entre dez-fev) | NOAA

A nota também trás um dado interessante; se caso, o aquecimento deixar de ocorrer antes do próximo verão, será a primeira vez na história das análises (desde 1950) que um aquecimento chega a tal configuração  (+0.8 °C) sem seguir aquecendo.

0 comments: