9 de setembro de 2022

Taiwan, China e Coreia do Norte enfrentará segundo sistema tropical em 1 semana

Após 7 dias da passagem do super tufão Hinnamnor sobre o Taiwan, leste da China e partes do Japão, um outro sistema tropical já segue em curso em direção dessas nações com ameaças potenciais.

Tufão Hinnamnor fez Seul bater a média mensal de setembro em horas após chuva de 200 mm | NASA

Muifa, é o nome da nova tempestade ainda classificada como 'tempestade tropical', não apresenta ameaça quando falamos a respeito da velocidade dos ventos. Mas não é o presente que tanto preocupa, acontece que, simulações meteorológicas preveem que o sistema deve seguir uma rota muito semelhante ao do Hinnamnor, super tufão que atingiu a região entre os dias 2 e 6/09. A região ainda nem se recuperou do mau tempo recente, mas já deve passar por algo parecido nos próximos dias.

Muifa deve chegar a provocar ventos sustentados de mais de 200 km/h, antes de atingir Taiwan, o que é equivalente a um furacão de categoria 3 na escala Saffir-Simpson. Atualmente, prevê-se que sua escala será rebaixada após a passagem sobre o Taiwan, visto que, as águas estão com anomalias bem negativas de temperatura, efeito gerado pela passagem do sistema anterior. É o motivo também que justifica algumas poucas mudanças em sua rota; Hinnamnor seguiu sobre o chamado 'Mar da China Oriental e Mar do Japão', enquanto Muifa deve seguir sua rota muito mais próxima do continente chinês e norte coreano, áreas que estão menos gélidas e mais favorável ao desenvolvimento do sistema, mas não deve ser o bastante para a manutenção e potencialização do mesmo.
 
Projeção prever futuro Tufão Muifa com trajetória semelhante ao do Hinnamnor | Joint Thyphonn Warning center

A preocupação dos ventos deixa de continuar, se acontecer como está previsto 'hoje'. Mas as chuvas seguem acontecendo e costumam ser mais preocupantes quando um sistema do tipo está em dissipação, visto que as áreas de instabilidades acabam ficando na região por mais tempo, provocando chuvas volumosas que podem superar os 200 mm em 24 horas, é o que se prever para áreas a leste da China e Coreia do Norte entre os dias 13 e 20/09. 

0 comments: