17 de setembro de 2022

Nanmadol, o Tufão que vai 'engolir' o Japão pelas próximas 90 horas

Um super tufão batizado de Nanmadol, já atingiu seu auge na escala máxima saffir-simpson (categoria 5) com ventos sustentados de 250 km/h e rajadas de 306 km/h na última sexta-feira (16/09). Na sua trajetória, deve atingir em cheio o Japão nas próximas horas, onde o sul do país já passou por 2 tufões desde o início do mês, sendo eles — o Hinnamnor e o Muifa.

Super Tufão Nanmadol segue em direção do Japão | NASA

Perdendo força muito lentamente e ainda na categoria máxima, Nanmadol já causa influência no sul do Japão, área que receberá o tufão antes de seguir pra norte, atingindo todas as demais regiões do país. O sul do Japão já vinha enfrentando problemas com deslizamentos e enchentes com a passagem dos dois últimos tufões no início deste mês, porém, Nanmadol será a mais intensa, causando ventos destrutivos e chuvas ainda mais volumosa mesmo após o landfall, visto que a categoria e desenvoltura do sistema é muito elevada.

Projeção do Nanmadol projeta sistema atingindo todo o Japão com influência também sobre a Coreia do Sul | Join Typhoon Warning Center

Nanmadol já atinge o sul do Japão, mas ainda não ocorreu o landfall, (quando o olho chega em terra), o que quer dizer que a área atingida está sentindo sua fúria máxima (ventos de 232 km/h e rajadas de 278 km/h). Está sendo previsto que apenas quando o sistema passar sobre Hiroshima, ela rebaixará sua classe de Tufão, para Tempestade tropical. 


O lesta da Coreia do Sul também já se prepara pra receber o 2° tufão desde o Hinnamnor no início deste mês. Seul, capital do país, chegou a atingir a média mensal em horas no evento anterior, mas por enquanto não sofre riscos de chuvas parecidas que deverão ser causadas pelo Nanmadol. 

Super Tufão Nanmadol deve varrer todo o Japão com chuvas massivas e ventos destrutivos no sul do país | Tropical Tidbits

Ao menos, 75% do território japonês deve receber chuvas entre 100 e 200 mm em horas, com extremos em alguns pontos que podem ultrapassar os 300 mm. O leste da Coreia do Sul também poderá registrar acumulado superiores aos 100 mm durante sua trajetória sobre o Japão entre os dias 19 e 20/09.

0 comments: