27 de março de 2020

Temporais ocorrem em partes do Centro-Sul do Brasil a partir deste sábado

O deslocamento de um cavado, aliado ao escoamento de nordeste vindo da ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul) e a influência de uma Frente Fria em alto mar, deve ocasionar chuvas pontualmente forte em partes do centro-sul do Brasil nos próximos dias, existe até mesmo chances de temporais. Áreas como o norte de SC, todo o estado do PR, SP, MS, RJ e sul de MG deverão sentir a influência da interação dos sistemas descritos acima. 


Lucas Sanzi, São Sebastião - SP 

Neste sábado (28/03), espera-se que o oeste de SC, oeste e norte do PR, MS e oeste do estado de SP já sinta a influência do deslocamento do cavado na região. Por isso, já deve ser observado pancadas fortes e localizadas nas áreas citadas, que podem ser fortes principalmente no estado do MS, onde a chuva já deverá cair mais encorpada nesse dia. Pancadas mais rápidas e fracas também poderá ocorrer nas demais áreas desses estados. 

No domingo (29/03), a chuva ganha ainda mais força no MS, há um alto risco de temporais em todo estado, incluindo a capital. Chuva ganha mais intensidade e espaço, avançando para o norte de SC, todo o estado do PR e SP onde também há possibilidade de temporais. Não se descartam pancadas mais isoladas no norte gaúcho e no sul dos estados de MG e RJ neste dia, também devido à volta da influência da Frente Fria em alto mar no litoral da região. 

Na segunda-feira (30/03), a interação da Frente fria no oceano e o cavado sobre o sudeste, deve organizar as áreas de instabilidades entre o norte do MS, extremo sul de GO, estado de SP, RJ, sul do ES e sudeste de MG; todas essas áreas estarão suscetíveis para temporais neste dia. Pancadas mais pontuais ainda podem ocorrer no norte gaúcho, SC, PR e sul do MS. 

Na terça-feira (31/03), as áreas de pancadas de chuva mais forte diminuem um pouco em relação ao dia anterior. No estado de SP, as pancadas mais fortes se restringem ao leste do estado, no interior as pancadas serão mais isoladas. Entre o norte de MS, sul de GO, norte de SP, sudeste de MG, estado do RJ e sul do ES as pancadas também são esperadas fortes. 

Chuvas devem diminuir o déficit do mês de março em São Paulo e Curitiba

Ao contrário do que foi fevereiro, o mês de março não está sendo bom em São Paulo, o acúmulo total do mês é de apenas 50,3 mm, um déficit de -164,3 mm. Em Curitiba, a situação não é diferente, com média de 147 mm, o acúmulo total é de 13,8 mm, o que corresponde -133,2 mm de déficit. 

Apesar da previsão de temporais, a perspectiva é de que o volume não seja o suficiente para alcançar a média mensal e sim, diminuir um pouco o déficit. 


Para acompanhar o radar na sua região, clique aqui. 

0 comments: