26 de fevereiro de 2020

Temporais provocam deslizamentos de terra e acumulado supera os 100 mm no sul do Rio

Fortes temporais atingiram o sul do Rio de Janeiro nas últimas 24 horas com a atuação do sistema frontal estacionário na região. A preocupação com as chuvas seguem devido à configuração de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).




(Inundações são registradas em Mendes, sul do RJ - Imagens: Divulgação/Corpo de Bombeiros, Glauco Calegario)

Fortes temporais atingiram o sul do Rio de Janeiro na última quinta-feira (25/02/2020). A cidade de Engenheiro Paulo de Frontin foi a mais afetada, com um total de 121 mm em 24 horas, (89 mm em apenas 2 horas). Córregos transbordaram e pontos de alagamentos foram registrados no município. 
Barra do Piraí também foi uma das cidades mais afetadas, com um total de 96 mm em 24 horas. Relatos de casas que foram invadidas pela força da água e deslizamentos de terra foram registrados, mas felizmente, não houve vítimas. 
Em Volta Redonda, 69,8 mm foram contabilizados. Não há informações de ocorrências na cidade. 

Veja o ranking das 10 cidades que mais choveram no estado do Rio de Janeiro:

Engenheiro Paulo de Frontin - 121,8 mm
Barra do Piraí - 96,2 mm
Volta Redonda - 69,8 mm
Resende - 57,2 mm
Porto Real - 52,4 mm
Queimados - 50,8 mm
Piraí - 46,8 mm
Teresópolis - 38,1 mm
Três Rios - 35,8 mm
Itatiaia - 33,4 mm

Dados: Cemaden - Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. 

Previsão: A preocupação das chuvas seguem não só para o sul do Rio, como também, para todo o estado, até mesmo para áreas que não choveram na última quinta-feira (25/02), devido à configuração de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que deve causar temporais no estado. O alerta vale a partir desta quinta-feira (27/02), quando oficialmente a ZCAS deve se configurar. Um corredor de umidade já se estabeleceu nas últimas horas sob a região, e é ela que deve dá origem à ZCAS. 

0 comments: