6 de setembro de 2023

Chuvas retornarão com força na Região Sul em meio a 'calamidade pública'

Como se já não bastasse os grandes estragos com enchentes, inundações e vítimas fatais na Região Sul do Brasil; chuvas retornarão com força, trazendo novos riscos de temporais com rajadas de ventos, chuvas intensas e possibilidade de granizo.

Grave inundação em Taquari, RS | Via Twitter / Lucas Fleck

O Rio Grande do Sul começou a ser severamente castigado pelas chuvas ainda durante o final de semana passado, quando os acumulados generalizaram acima dos 100 mm em diversos pontos em um curto período; principalmente no centro-norte do estado. Há diversas regiões com acumulados acima dos 200 mm nos últimos 5 dias, é bom frisar que esse volume caiu em 'curtos períodos' para entender e gravidade do evento.

Precipitação nos últimos 5 dias | INMET

Além do RS, o estado de SC também foi atingido pelos temporais. O centro-sul do estado e meio-oeste foram os mais atingidos, com acumulado de até 170 mm no mesmo período.

A previsão para as próximas 96h preocupam, pois, há rios ainda no nível considerado 'cota de inundação'.
Chuvas já devem começar ao decorrer desta quarta-feira (06/09), agravando-se nos dias seguintes. 

Precipitação nas próximas 96h | GFS/Weathermodels

Já nesta quinta-feira (07/09), as chuvas voltarão a ganhar força no RS com a influência de uma baixa pressão no Paraguai, mas em especial, o centro-sul do estado, que será a primeira região atingida (área menos atingida no último evento); há possibilidade de fortes temporais com rajadas de ventos superiores a 60 km/h com até queda de granizo já durante a madrugada. Ao decorrer do dia, os temporais cruzarão o estado, deslocando-se para as áreas mais atingidas no último evento do 'final de semana passado', causando novos temporais e reforçando a cheia dos rios. 

Com um deslocamento relativamente rápido (o que diminui a chance de acumulados expressivos, mas não anula), a baixa pressão já dará origem a uma nova forte frente-fria, que já deve chegar em SC e PR durante a madrugada do (08/09), podendo causar até queda de granizo, com chuvas intensas e rajadas de ventos prejudiciais no meio-oeste de SC e sudoeste do PR. Ao decorrer do dia, um alívio; a frente-fria perde força significativa e deve provocar apenas, pancadas mais isoladas.

Em (09/09), as áreas de instabilidades voltam a ganhar força e chances de temporais aumentam no meio-oeste de SC e meio-oeste do PR; possibilidade de temporais reduzirão gradativamente ao decorrer do dia (10/09), quando as instabilidades devem seguir rumo ao oceano; aumentando as chances de temporais na faixa leste de SC durante o domingo.

Radar meteorológico às 16:20 BRT (06/09) | Rainviewer

O radar meteorológico disponível aqui, já revela áreas de instabilidades no sudoeste do RS; pancadas de até forte intensidade já se deslocam sobre o estado, acompanhe aqui

Para novas atualizações, nos acompanhe nas redes sociais.

0 comments: