11 de junho de 2023

Por que a NOAA já declarou El Niño?

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (National Oceanic and Atmospheric Administration - NOAA, em inglês), declarou El Niño poucos dias após a anomalia de temperatura do (Niño 3.4) atingir os +0,5 em 29 de maio, o que configura o início da configuração do fenômeno de escala global, o 'El Niño', caso perdure por, no mínimo, 3 meses seguidos. Mas por que a NOAA já se adiantou e já declarou o início do fenômeno? Vamos entender o que está acontecendo de 'raramente visto', o que fez a instituição anunciar o fenômeno antes do tempo:

NOAA declara El Niño Advisory | Tropical Tidbits

Após a anomalia atingir os +0,5 em 29/05, a NOAA divulgou uma nota de 'El Niño Advisory' 10 dias depois, no dia 08 de junho, depois que o aquecimento seguiu acentuado mesmo após o (+0,5), chegando a (+0,9) em 09/06.

O que a NOAA justificou para a declaração de El Ninõ antes de fechar os 3 meses de anomalia igual ou acima de +0,5?

Em sua nota, a NOAA frisa as altas anomalias registradas simultaneamente nos trechos mais importantes para a classificação do fenômeno, como no Niño -3 (+1,1), Niño 1+2 (+2,3) e Niño 3.4 (+0.8). Outro fator que foi o mais significativo para adiantar a classificação de El Niño, conforme o boletim, foi a previsão de continuidade do aquecimento, além do grande aquecimento previsto para ocorrer ao longo da primavera, com picos no verão do hemisfério sul. Segundo a própria NOAA, as previsões estão com grandes índices de confiabilidade, o que normalmente não acontece e é necessário a espera dos 3 meses de anomalias iguais ou superiores a (+0,5), ou seja, o El Niño que só seria confirmado daqui a 3 meses, já está entre nós.

Anomalia da TSM entre 15/04 e 31/05 | NOAA

Por fim, a National Oceanic and Atmospheric Administration - NOAA afirma que o fenômeno tem 84% de chances de ultrapassar a força moderada, quando o Niño 3.4 atinge uma anomalia igual ou superior a (+1,0) e de 56% de chance de ser um evento forte, com anomalias iguais ou superiores a (+1,5), entre novembro de 2023 e janeiro de 2024.

Vale ressaltar que, a NOAA já prevê a identificação do fenômeno em um cenário como este, de acordo com a própria. Entretanto, é algo raramente visto, se tratando da confiabilidade na previsão de anomalias da temperatura da superfície do mar.

0 comments: