25 de agosto de 2023

Litoral do Centro-Sul do Brasil terá dias chuvosos e riscos de temporais

A passagem de uma frente-fria no litoral do Centro-Sul do Brasil, deve provocar volumes expressivos em algumas áreas durante sua atuação; a configuração dos ventos previstos é compatível com eventos clássicos de chuvas volumosas em alguns pontos, aliado a condições geográficas da região.

Temporal de granizo chegando em Florianópolis (SC) | Via Instagram / @amilpelobrasilofcial

Na tarde desta quinta-feira (24/08), a chegada da frente-fria, já provocou um temporal de granizo na cidade de Florianópolis (SC). Áreas de instabilidades já atuam em estados como PR, SP e RJ. Os maiores riscos de acumulados expressivos, são nas áreas litorâneas entre SC e ES, com destaque para o litoral norte de SP e litoral sul do RJ, onde precipitações devem superar os 100 mm/24h.

Ressalta-se que, apesar dos acumulados não parecerem tão significativos neste período da simulação, o risco é que os acumulados possam cair em um curto período (em forma de temporais). 

A partir do fim da tarde desta sexta-feira (25/08), as áreas de instabilidades devem se intensificarem no litoral do PR a caminho de SP; os ventos estarão de sudeste, o que concentra a umidade nas áreas litorâneas, principalmente em áreas de serra, provocando acumulados expressivos prejudiciais, acarretando deslizamentos de terra.

No dia seguinte, sábado (26/08), o dia seguirá chuvoso entre o litoral do PR e SP, enquanto a frente-fria segue se deslocando lentamente entre os estados do RJ e ES; no período da noite, as áreas de instabilidades devem seguir se intensificando, de forma mais organizada entre SP e ES, com atenção especial para o litoral norte de SP, é nesse período que volumes expressivos em pouco tempo, deve ser observado.

Precipitação acumulada até (28/08) | GFS/Meteologix

Em (27/08), no domingo, o dia será chuvoso entre o litoral norte de SP e ES, com riscos de temporais em alguns pontos, como no litoral norte de SP, estado do RJ e ES.

Na segunda-feira (28/08), os ventos marítimos devem seguir concentrando umidade no continente, gerando riscos de acumulados expressivos no estado do RJ. No ES, uma queda de pressão atmosférica é prevista em alto mar durante a madrugada/manhã, na altura do continente, o que deve concentrar umidade na região e gerar fortes pancadas de chuvas. Durante o dia, a chuva perde força, mas o dia seguirá instável, com pancadas a qualquer momento, desde o litoral de SP, até ES.

Na terça-feira (29/08), áreas de instabilidades voltarão a ganhar força em todo o litoral com a ajuda da divergência em altos níveis, o que estimula temporais onde houver gatilhos como umidade e calor; fortes pancadas devem voltar atingir todo o litoral; desde a faixa norte de SC, até o ES. Em MG, a mesma dinâmica provocará chances de fortes temporais com possibilidade de granizo no centro-sul do estado, com riscos de atingir a Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Acompanhe novas atualizações através das nossas mídias sociais.

0 comments: