15 de dezembro de 2022

Temporais predominarão em partes do sudeste brasileiro nos próximos dias

A formação e configuração da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), importante e principal fenômeno meteorológico do verão brasileiro, foi o motivo para o cenário previsto para os próximos 7 dias, de acordo com simulações meteorológicas e confirmação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
 
Passagem da frente fria em Umuarama, PR (12/12/2022) | Mayara Cristina

Os modelos divergem (GFS/ECMWF), mas a interpolação de dados também reafirma; vai chover muito em partes do sudeste brasileiro nos próximos 5 dias, principalmente, no norte de Minas Gerais, com alguns bons acumulados também no centro-sul de MG (em torno de 70~90 mm), pontos que chegam muito próximo da marca dos 200 mm no ES, (100~150) mm na região do Vale do Paraíba, em SP, sul e região serrana do estado do Rio de Janeiro. 

Fortes temporais predominarão em parte do sudeste do Brasil | ECMWF/Meteologix

Mas a que mais chama atenção até o momento, é os volumes muito expressivos previstos no norte de MG, valores que correspondem a até mais que 100% da média mensal de todo o mês de dezembro. As projeções preveem fortes temporais já nesta quinta-feira (15/12), de forma mais limitada ao extremo norte de MG e pontos também ao norte do ES, nas demais áreas, apenas pancadas rápidas devem ocorrer; na sexta-feira (16/12), as condições permanecem similares ao dia anterior, mas com tendência de abrangência, previsto para ocorrer já a partir do sábado (17/12), quando as chuvas começam a se espalharem também para o centro-sul de MG e até o norte do estado de SP, mas a previsão de temporais se restringem ao norte e sudeste de MG e extremo norte do ES. 

INMET confirma a formação da ZCAS | INMET

No domingo (18/12), as chuvas perdem força no extremo norte de MG e se espalham com maior intensidade e risco de temporais em todo o centro-leste de MG, áreas isoladas do norte do estado do RJ, e toda o noroeste do estado de SP, e o maior destaque neste dia, deverá ser o ES, com maior probabilidade de registrar temporais, principalmente o centro-norte do estado. Na segunda-feira (19/12), a chuva recua em SP, mas ainda sim, há chances de algumas fortes pancadas no extremo norte e pontos isolados da região de Campinas; chuva aperta ainda mais no sul do RJ e fortes pancadas podem atingir a região serrana do estado, além da intensificação das áreas de instabilidades também em todo o estado de MG e ES. Na segunda-feira (20/12), a chuva aperta no litoral norte de SP, segue no sul e região serrana do RJ, intensifica-se no centro-leste de MG e ES. Na terça-feira (21/12), as chuvas recuam e diminuem em SP, com exceção do litoral, segue na região serrana do RJ e continua muito concentrada sobre o centro-leste de MG e estado do ES; algo a ser chamado ainda mais atenção devido a persistência das chuvas que, se confirmado, provoca riscos geológicos claro para todas essas áreas atingidas.

As chuvas não se limitarão a esses dias citados na matéria, mas a precisão da previsão diminui pelas atualizações das projeções, nos acompanhe para receber novas atualizações.

0 comments: