21 de setembro de 2019

Temporais devem voltar com tudo no Centro-Oeste; Sudeste volta a ter fortes temporais

Regiões de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e sul do estado de Goiás está prestes a sair do jejum de várias semanas sem temporais; São Paulo, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e noroeste do Paraná também sentirá os efeitos, segundo simulações meteorológicas.


(Kayo Pinto, Niterói - RJ) 

Uma grande mudança na atmosfera já anda ocorrendo nos últimos dias, isso devido os padrões da atmosfera que já deverão aos poucos, ganhar características da primavera ao decorrer da estação.

As simulações mostram que a umidade da amazônia que normalmente viaja todo o centro-oeste e chega no sudeste na primavera-verão, deve ganhar muita força e se intensificar com a ajuda do forte calor da região. Essas condições devem dar início a partir da próxima terça-feira (24/09) e se estender "pelo menos" até a próxima sexta-feira (27/09).

Esses temporais deverão chegar com tudo,  isso devido ao forte calor da região junto com a umidade da amazônia que passará pela região. Grandes nuvens convectivas que podem provocar até granizo e vendavais devem se formar pela região no período informado acima. Essas condições são válida para os estados de MT e MS, e também a parte sul do estado de GO.

Além da chegada desses temporais no centro-oeste, a região sudeste do Brasil também receberá a umidade da amazônia. Em SP, por exemplo, praticamente todo o estado deverá ser afetado, exceto o litoral sul, o centro-oeste do estado será a área mais afetada, com altas chances de granizo,  principalmente entre a quarta (25/09) e quinta-feira (26/09).

Ainda ao decorrer da quarta-feira (25/09), sul de Minas e o estado do RJ começa a sentir os efeitos. Temporais devem atingir todas essas áreas principalmente na quinta-feira (26/09), incluindo as capitais Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

No sul, o noroeste do Paraná também receberá chuva forte na quarta-feira (25/09), mas não se mostra tão forte quanto nas demais regiões citadas.

Para acompanhamento dos avisos e alertas, clique aqui e fique por dentro de qualquer atualização.

0 comments: