17 de junho de 2019

Costa leste da Paraíba e de Pernambuco voltam a registrar altos volumes de precipitação

A região Metropolitana de João Pessoa e do Recife voltou a registrar altos volumes de precipitação neste fim de semana, com valores superiores a 70 milímetros. Volumes registrados pelo Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).

(Imagem: Caio César, Recife - PE )

Na Paraíba, das 2h do domingo (16/06) às 1h desta segunda-feira (17/06), a capital registrou 115,2 milímetros. No mesmo período, o município de Pitimbu registrou 87,8 milímetros; Seguida de Cabedelo com um total de 78,6 milímetros e Bayeux, com 75,6 mm.

Em Pernambuco, Paulista foi o município com o maior registro de chuva das 2h do domingo (16/06) às 1h desta segunda-feira (17/06), com um total de 93,7 milímetros; Seguido de Olinda, com 91,9 mm; Recife com 88,6 mm e Jaboatão Dos Guararapes com 87,5 mm.

Previsão:
Na segunda-feira (17/06), a previsão é que a chuva perca um pouco intensidade, mas o risco de transtornos continua entre AL e RN, e mais uma vez, a Região Metropolitana de João Pessoa e Recife continua em atenção, pois o solo está muito encharcado, a preocupação com áreas de riscos deve continuar. O interior da região segue com aumento de pancadas de chuvas isoladas, desta vez, as pancadas estende-se para o interior do CE, aumenta também no Sertão pernambucano e paraibano. As chances de pancadas fortes também continuam na região Metropolitana de Salvador, também avançam para partes do interior do estado, mas com menos intensidade, como as regiões Centro-norte, Centro-sul e Sul. (Não há riscos de temporais).

Na terça-feira (18/06), nas primeiras horas do dia, o litoral da PB, PE e RN podem registrar pancadas ainda fortes, consequências da umidade que ainda deve avançar do oceano, mas a perspectiva é que ao decorrer do dia,  as chances de chuva diminuam cada vez mais ocorrendo a melhoria do tempo. No leste da BA, as chances de chuvas também vão diminuindo ao decorrer do dia.

Na quarta-feira (19/06), há apenas chance de pancadas rápidas e isoladas, o tempo já não deve se apresentar mais instável na região. Na região metropolitana de Salvador, pancadas mesmo que isoladas, podem ser fortes, (nada significativo).

Na quinta-feira (20/06), não há previsão de mudanças no tempo.  Pancadas rápidas e isolados podem ocorrer no litoral da região, principalmente no recôncavo baiano, litoral da PB e do RN.

0 comments: