14 de maio de 2019

Debate sobre mudanças climáticas

O aquecimento global corresponde ao aumento da temperatura média terrestre, causado pelo acúmulo de gases poluentes na atmosfera. O século XX foi considerado o período mais quente desde a última glaciação. Houve um aumento médio de 0,7°C nos últimos 100 anos. 
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), órgão responsável por estudos sobre o aquecimento global, acredita que o cenário para as próximas décadas é de temperaturas ainda mais altas. O Blog Amantes do tempo entrevistou três geografos sobre as mudanças climáticas.


(O derretimento do gelo no Ártico. Crédito: NASA )
AT: O aquecimento global parou? Por que a Terra parou de aquecer?

Júlio César: Eu não acredito mais nessa máxima que não estamos aquecendo, depois de mais de 13 anos  de observação climáticas  tive que aceitar que o mundo está com um novo padrão. A exemplo do que estamos observando   nós últimos dias com tufões/ciclone e enchentes no oriente médio e Europa e Canadá e das ondas de calor mortíferas pelo mundo a fora no último verão.

Mony Santos: A Terra passou por diversas eras geológicas, dentre estas, ocorreu vários fenômenos, como aquecimentos e resfriamentos, ambos ocorreram em momentos pelos quais a Terra havia características diferentes atuais, como vulcões em erupção, que devido a liberação do dióxido de enxofre na atmosfera, que em contato com o vapor da água ajudam na diminuição da temperatura terrestre. 
Não acredito que  o aquecimento global tenha cessado totalmente, mas existem fatores naturais que também influenciam nesse fator, porém a ação antrópica e sua ganância não deixa de contribuir para o aquecimento do Planeta.

Cleiber Ebertz: Ao meu ver, a terra esta e continua num processo conhecido por aquecimento global como processo natural na natureza. No entando, as emissões de gases que intensificam o efeito estufa causados pelo ser humando, tem colaborado nesse processo.

AT: Se a Terra está esquentando, por que então a Antártida não está derretendo?

Júlio César: Bom essa afirmação eu concordo, porém como não sou climatologista e muito menos palioclimatologista só posso dizer que existem forças naturais que ainda não chegaram ao seu ponto de virada naquela região, mas proximo da península Antártida observamos um almento nas temepraturas e na mudança de hábitos dos animais ali principalmente dos pinguins. Seria já o começo do pior ? Sim!!!

Mony Santos: As geleiras se encontram nos polos, regiões com menor incidência solar, são regiões que pouco sofrem a ação humana, a neve ajuda a refletir a luz solar auxiliando na manutenção da temperatura, acredito que esses fatores auxiliam na preservação das geleiras, porém não significa que elas não estão diminuindo.

Cleiber Ebertz: A Antárdita está sim derretendo, vários cientistas tem mostrado isso. É notável que a quantidade de gelo é menor a cada ano.

AT: Este fenômeno de aquecimento não é natural? A Terra não passa por eras glaciais e períodos mais quentes?

Júlio César: Quem diz que não é está 50% correto, problema que a poluição está a níveis descomunais o que  vem catalisando eventos na atmosfera e logo em efeito em cadeia de desestabilidade.. temos que atentar que as superfícies que espelham calor e reteem calor só  aumentam e o desmatamento so cresce no mundo.. sim, a terra passa por períodos  glaciais, porém  estamos no momento exato do interglacial e logo mais quente. Mas como se sabe o homem está destruindo o equilíbrio do clima.

Mony Santos: Sim, é verdade, o Planeta Terra é extremamente complexo e já passou sim por eras glaciais como períodos mais quentes, porém históricamente não temos dados de gerações humanas que tenham vivido essas mudanças, temos apenas evidencias históricas e fósseis, pode sim ser uma mudança natural do Planeta, quanto essa mudança pode estar sendo acelerada pela ação antrópica no Planeta, como emissão de gases e poluição das águas.

Cleiber Ebertz: Sim. Como foi mencionado na primeira questão, a terra passa passa por momentos mais frios(resfriamentos) e momentos mais quentes ( aquecimento).  A natureza passa por ciclos. Futuramente, é provável um novo resfriamento como já aconteceu no passado.

AT: O planeta já não passou por períodos mais quentes? Durante a era medieval, não houve época em que estivesse mais quente do que agora? E quando a Groenlândia era verde?

Júlio César: Sim, na internet tem-se a tabela da media global de temperatura durante os séculos, porém até agora em relação a esse período do clima na terra não temos como afirmar através dos artigos ate entao, o que realmente desencadeou essa mudança para p aquecimento ao menos nas latitudes superiores do hemisfério norte. Pode acontecer? Sim, tudo é  cíclico agora temos que estudar e admirar e analisar o passado para se ter um "respeiro" para o futuro.

Mony Santos: Sim, é verdade, Por isso podemos sim estar passando por mudanças naturais do Planeta, quando pela ação humana, é natural o Planeta passar por essas mudanças, porém a ação do homem pode acelerar ou intensificar esses fenômenos.  

Cleiber Ebertz: Sim. Essa questão se o planeta ja passou por periodos mais quente já foi mencionado. Existe diversos dados analisados por grandes órgões sobre o clima como a NOAA, que mostra a evolução da temperatura global de muitos anos atrás ano por ano. Estamos agora vivendo mais um ciclo aquecido.

AT: O clima da Terra sempre muda. As espécies podem se adaptar a isso. Até a humanidade já se adaptou às mudanças no clima. Por que agora tem medo?

Júlio César: Porque hoje em dia a nossa espécie está na casa dos 7.7 bilhões aproximadamente e a vulnerabilidade das populações e o impacto das mudanças do novo padrao do clima afetam mais violentamente as pessoas, ainda mais se analisarmos que maior parte das pessoas do mundo vivem proximas a litorais e areas costeiras, super suscetíveis as mudanças.

Mony Santos: O homem tem medo por que sabe que abusa do poder que exerce sobre o Planeta, a Terra é muito mais complexa e misteriosa do que o homem possa imaginar, e acredito que o abuso, uso excessivo de recursos e a ganância sempre falando mais alto pode sim ter um certo poder sobre o Planeta, a ganância humana é capaz de tudo, inclusive de destruir o Planeta, porém de salvá-lo e viver de forma sustentável e mais igualitária. 

Cleiber Ebertz: A adaptação às mudanças climáticas pode ser entendida, como uma série de respostas aos impactos atuais. O ecossistema, de forma geral, tenta se protejer a mudanças bruscas do clima que sofre variações ao longo do tempo.

AT: Quem garante que o aquecimento é causado por atividades humanas. Isso não tem nada a ver com os ciclos de atividade solar?

Júlio César: Estamos passando pelo mínimo solar do ciclo 24, e até agora o tal novo mínimo de Maurde não deu as caras.. mas ainda possa ser que o "botao" seja ativado com a modificação da intensidade das correntes marinhas pelo mundo, principalmente com a corrente do golfo do México que modifica o clima do oeste da Europa. Já em relação a modificação do clima pelo homem sim. Antes eu pensava que apenas as ilhas de calor afetavam nossas cidades, mas isso em pequenas e em numerosas cidades e centeos urbanos está afetando o clima regional e junto com desmatamento e com exposição do solo a reflexão  aumenta (albedo). ou seja, a estufa está cada vez mais refletindo luz. Obs: Até 2 anos atrás eu era desfavor do aquecimento global.

Mony Santos: Acredito que nada pode garantir isso, o Planeta vive diversos momentos e mudanças ao longo da sua vida e as mudanças climáticas podem sim estar relacionadas as mudanças naturais do Planeta.

Cleiber Ebertz: Sim. A atividade solar também passa por ciclos e isso favorece momentos mas aquecimendos e frios no planeta. Mas não sei dizer se quando o ciclo da atividade solar está em seu máximo é quando ocorre um aquecimento da terra. Algo duvidoso. Mas que as atividades humanas como desmatamentos, por exemplo, contribui com o aquecimento da terra isso é fato. Mas isso não deve ser culpa só nossa ja que o aquecimento é algo natural.

AT: Vários cientistas questionam o alarmismo da mudança climática. Se não há consenso entre os pesquisadores, por que devemos nos preocupar?

Júlio César: Refuto essa meríade essa utopia! Temos que ser muitos leigos para não observar o que ja está havendo na terra e em todos os lugares!

Mony Santos: Pela complexidade do Planeta, conhecemos muito pouco dessa imensidão e não estamos preparados para grandes surpresas que a Terra possa trazer com uma mudança drástica e rápida.

Cleiber Ebertz: Esse alarmismo se chama midia. É sempre o mesmo papo desses cientistas. Sempre a cada ano que passa dizem que daqui 30 anos a terra vai aquecer mais 2 C. Chega la diz que vai ser mais tanto anos. E assim vai. Como eles sabem isso? No entanto, o ser humando tem que ter consiência do que está fazendo.

AT: Por que devemos nos preocupar com as mudanças climáticas que vão acontecer no futuro distante?

Júlio César: Negativo, ja está havendo mudanças no clima, só observamos a mudança de vida e hábitos de várias espécies pelo mundo a fora e da nossa espécie, a relação com meio ambiente no o clima não é mais a mesma a mais de 15 anos.

Mony Santos: Porque podemos não ter recursos e conhecimento suficiente para nos adaptarmos a essas mudanças, pode faltar água, alimentos, tecnologias (a qual o mundo hoje é dependente), as desigualdades mundiais são muito grande e o dinheiro sempre fala mais alto, mas talvez um recomeço pode ser uma chance de uma humanidade melhor, mais solidária, mais digna, mais igualitária para todos.

Cleiber Ebertz: Não existe mudança Climáticas e sim variações climáticas. Povo acha que nunca houve enchentes,furações, secas, ondas de calor severas. Sempre existiu. A diferença é que uma vez não havia a quantidade de informações para chegar a tudo mundo. A tecnologia vem ajudando a trazer mais informação. O clima não muda. Isso é fato.

Entrevista feita por Reinaldo Gonsalves






1 comments:

Unknown disse...

Já que o clima não muda vamos desmatar, praq usar fontes renováveis de energia?
Já que está tudo normal!