27 de março de 2019

Entrevista com a meteorologista Josélia Pegorim

A meteorologista Josélia Pegorin, mais de 13 anos de profissão é responsável pelos boletins do tempo na Rádio Eldorado de São Paulo e integrante do time de especialistas da empresa paulistana Climatempo, consultora da Rede Globo de Televisão. Fizemos uma entrevista com ela.

Josélia analisa os mapas meteorológicos antes de publicar no site da Climatempo.
(Imagem: Reprodução/Revista Crescer)
Reinaldo: Tudo bem Josélia?
Josélia: Tudo bem.

Reinaldo: Para você, o que é meteorologia na sua imaginação?
Josélia A arte de entender as transformações da atmosfera e suas consequências.

Reinaldo: Dá para confiar na meteorologia?
Josélia O que você acha? Quem tem que responder isto são as pessoas que usam as previsões diariamente. Você confia? Eu acredito no meu trabalho, tenha certeza.

Reinaldo: Em 2018 você sumiu da cena no jornal Climatempo News, por que sumiu da cena?
Josélia: Comecei a fazer outros trabalhos na empresa, a me dedicar mais para assuntos do site. Também estava sobrecarregada.

Reinaldo: O que é ser meteorologista para você?
Josélia: Uma profissão que cada vez mais se relaciona com muitas outras. A meteorologia é cada vez mais multidiciplinar e colabora para melhoria da qualidade de vida das pessoas, segurança, logística e para a otimização de muitos setores da economia.

Reinaldo: Muitas pessoas acompanharam o Climatempo News no mês de maio no ano passado, o jornal parou e falaram que o Climatempo News iria fazer uma reformulação. Quando o jornal vai voltar?
Josélia: Não há previsão de que isto ocorra. É preciso entender que os projetos das empresas mudam ou são interrompidos  por diversas razões. Mas isto é normal.

Reinaldo: Nos últimos dias teve uma formação de um ciclone. Você já pensou ele iria formar um furacão?
Josélia: Sempre que se forma uma tempestade tropical passa pela cabeça do meteorologista a palavra furacão. Mas neste caso, logo se viu que não era um sistema intenso.

Reinaldo: Nos últimos três meses não vem chovendo muito bem no estado do ES e no leste e norte de Minas isso pode ser o efeito do El Niño?
Josélia: O El Niño deste é fraco, mas teve alguma influência na redução da chuva, uma vez que muda a circulação de ventos básica sobre a América do Sul. Tivemos um bloqueio em janeiro que inibiu a chegada de frentes frias e a formação de instabilidade.

Reinaldo: Os últimos dias vem chovendo bastante nos Estados do Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte a chuva deve continuar ou vai haver uma diminuição da chuva nestes estados?
Josélia: Ainda chove com frequência pelo menos até o fim de março.

Reinaldo: A pergunta da maiorias das pessoas que moram no centro sul do Brasil é: Quando teremos massa polar ?
Josélia: Uma massa polar forte passa pela costa do Sul e Sudeste nesta última semana de março e os ventos frios chegam aos estados destas duas Regiões. Mas o frio é úmido e a temperatura não cai muito. Um pouco abaixos dos 10°C no Sul. O Sudeste refresca.

Reinaldo: Você acredita que o Brasil pode ser alvo de furacões nos próximos anos?
Josélia: Depois que houve a formação do Catarina, não podemos dizer que não há chance, que não haverão outros. Pode ocorrer, mas não sabemos quando.

Reinaldo: O aumento na temperatura da água do oceano Atlântico na costa brasileira pode ter influência do aquecimento global?
Josélia: Não estamos observando um aquecimento crescente. Este ano, a água ficou mais quente no verão. Em outros anos este fria ou dentro do normal. Não se pode associar isto a aquecimento global.

Reinaldo: O El Niño deve ganhar força até no inverno?
Josélia: A previsão é de enfraquecimento e indo para neutralidade no fim do outono ou começo do inverno de 2019.

Reinaldo: Podemos ter novamente evento de chuva forte e enchente igual ao ano de 2015 na região sul do país?
Josélia: Choveu bastante em julho de 2015 no Sul. Não tenho a previsão para este mês ainda.

Reinaldo: Agora reponde de acordo com a sua preferência:

Reinaldo: Verão ou inverno?
Josélia: inverno
Reinaldo: Zcou ou zcas?
Josélia: nenhuma
Reinaldo: Calor ou frio?
Josélia: frio
Reinaldo: El Niño ou La Niña?
Josélia: indiferente
Reinaldo: Praia ou piscina?
Josélia: Nem praia e piscina eu gosto de montanha
Reinaldo: temporal ou tempestade?
Josélia: temporal

0 comments: