18 de abril de 2018

Tempestades severas atingem o Havaí e deixa a região em alerta

Um dos lugares mais chuvosos do mundo, sofre com o excesso de chuva que caíram em pouquíssimo tempo nos últimos dias.
Imagem: Guarda Costeira dos EUA

Agora que as fortes chuvas diminuíram, os trabalhadores de emergência no Havaí estão mais capacitados para resgatar pessoas presas por inundações. A porta-voz de Kauai, Sarah Blane, disse que o prefeito Bernard Carvalho e o governador do Havaí, David Ige, estavam em um helicóptero na segunda-feira avaliando as necessidades de danos e resgate na ilha.
Ige fez uma proclamação de emergência no domingo, depois que o Serviço Nacional de Meteorologia registrou quase 685 milímetros de chuva em um período de 24 horas em Hanalei, na costa norte da ilha. Blane diz que os esforços para mover as pessoas presas em um abrigo da escola primária estão temporariamente prejudicadas por um deslizamento de terra. Meredith Zietz, que ainda estava presa em sua casa em Hanalei na segunda-feira, postou um vídeo de um bisão nervoso enquanto ele corria pelo seu quintal encharcado. James Hennessy diz que manobrou sua rua inundada em um standup paddleboard para checar os vizinhos.

A previsão para os próximos dias é que a chuva infelizmente não deve contribuir com a diminuição dos riscos de desastres nas áreas, a chuva não deve cair como caiu no últimos dias, mas, qualquer quantidade de chuva já é motivo de preocupação na região já que a área permanece bem encharcada.