8 de fevereiro de 2023

Grandes incêndios florestais já duram 1 semana no Chile e satélite capta

Uma onda de calor combinado a fortes ventos e tempo seco, resultou em um grande incêndio florestal, que atinge uma grande área do centro-sul do Chile, desde o dia (02/02) e já duram 1 semana. 

Incêndios florestais no Chile são captados por satélites | Nasa

Centenas de casas já foram destruídas até o momento e as chamas já devastaram mais de 294 mil hectares; regiões de Biobío e Araucanía foram as mais atingidas. Com temperaturas que superam os 40℃ na região com os ventos quentes soprados da Argentina pelas encostas dos Andes, conhecido como 'ventos Puelche', contribuem para o agravamento da situação que segue muito preocupante. A OMM, Organização Mundial da Meteorologia fala em 'mega seca de 13 anos', e já compromete reservatórios preparados para situações similares na região central do país; é a pior estiagem em 1 milênio.

Satélite registra chamas no Chile | Via Zoom Earth

Fontes falam em dezenas de vítimas fatais enquanto o ar poluído toma conta de áreas que vão além dos focos de incêndios; centenas de bombeiras e (brigadas também da Espanha, México e Argentina) trabalham em combate as chamas em pontos onde há a maioria das plantações florestais com a ajuda de aviões e helicópteros, tentando evitar que mais regiões sejam devastadas.

0 comments: