3 de dezembro de 2021

Após fechamento de novembro, mais 3 capitais atingem a média anual de precipitação; outras 7 já atingiram

Até o mês de outubro deste ano, capitais como Belém (PA), Recife (PE), São Luís (MA), Maceió (AL), Florianópolis (SC), Boa Vista (RR) e Vitória (ES) já haviam atingido a média anual de precipitação. Com o fechamento de novembro, apenas Macapá (AP), Manaus (AM) e Brasília (DF) também faz parte do time das capitais que já atingiram a média anual, mesmo já faltando pouco mais de 3 semanas pra acabar o ano.

Registro impressionante de um raio caindo bem próximo do local da gravação durante a chegada de um temporal recente em Brasília (DF) | Twitter/Leo Caldas Astrofotografia


No total, apenas 10 capitais (incluindo a capital federal, Brasília) atingiram a média anual este ano, quando ainda faltam exatamente 16 para que todas as capitais estaduais atinjam essa média importante, principalmente se tratando de certos tipos de sistemas hídricos, a qual poderá haver consequências.

A situação mais preocupante é de capitais como: Natal (RN), Fortaleza (CE), São Paulo (SP), Rio De Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Cuiabá (MT) —  capitais essas que chegaram a situações críticas como atingir apenas 57% da média anual e as chances das mesmas serem atingidas, ser baixa, levando em consideração a média do mês de dezembro, o quanto falta para atingir e o que se espera diante da previsão atual para as próximas 3 semanas.

A mais próxima de atingir a média, mesmo nessa situação difícil, é Fortaleza, a capital cearense atingiu apenas a casa dos 72% da média anual até o mês de novembro. Além disso, a média mensal de dezembro na cidade e região não anima, portanto, mesmo relativamente próxima, Fortaleza não deve atingir sua própria média anual neste ano de 2021.

Situação das capitais até novembro | © OpenMapTiles © OpenStreetMap contributors/Elaboração; Amantes Do Tempo

Numa situação um pouco parecida, atingindo 68% da média anual, a capital do estado de São Paulo também não deve atingir a média, visto que a previsão é de chuva abaixo da média para este mês de dezembro, o mesmo vale pra cidade do Rio, que também atingiu 68% da média e não deve fechar o ano com a média atingida.

Partindo para as situações mais críticas, respectivamente, Natal, Curitiba e Cuiabá é o trio presente nesse cenário, visto que, nenhuma atingiu ao menos, os 60% da média total. Em Natal, o número representa um total de 59% em relação a média anual, a média mensal também é bem baixa e a chance dessa média (anual) ser alcançada é praticamente nula. 
Na capital Paranaense, Curitiba, a média mensal em dezembro é até alta, mas deve ficar abaixo da média, consequentemente a chance também é mínima da média anual ser atingida. Em Cuiabá, capital mato-grossense, a situação é até um pouco diferente das demais, a chuva pode atingir a média mensal ou até superar, mas a capital precisa de muito mais para alcançar o anual e ela não deve ser atingida.

Obs. A Amantes do Tempo não está considerando os dados divulgados pelo aeroporto de Porto Velho (RO), a qual representa a cidade
, pois a capital de Rondônia está com dados contingentes, em outras palavras, dados imprecisos.


Veja o gráfico de todas as capitais do acumulado anual 2021 clicando aqui, com atualizações periódicas

0 comments: