O temporal que atingiu a região metropolitana de Salvador nesta madrugada de quarta-feira (03/11), foi só o inicio do que vem por aí; é o que mostra projeções meteorológicas não só para a capital, quanto para todo o estado.
O mau tempo, que já começou pra valer ontem já em regiões mais ao sul do estado, deve se prolongar pelo menos até o próximo dia (10/11), quando a Alta Subtropical do Atlântico Sul volta a ganhar espaço na região. Até lá, muita chuva está sendo esperada.
A partir desta quinta-feira (04/11), as áreas de instabilidades se organizarão de forma mais persistente, indicando o fortalecimento da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) com suporte do aprofundamento de um Cavado e a formação de um Ciclone Extratropical; Chuvas mais generalizadas são esperadas, principalmente, nas áreas mais ao sul do estado, em especial, regiões como o sul, centro-sul, centro-norte, extremo oeste, vale são franciscano (da área mais central ao sul da região) e metropolitana de Salvador. Nas demais regiões (norte do vale são franciscano) e nordeste, não se descarta temporais, mas as chances são inferiores em relação às demais regiões.
Na sexta-feira (05/11), a situação começa a ficar mas preocupante; com o solo encharcado, pessoas em situações de áreas de riscos que presenciarem muita chuva caso a previsão se confirme, deverá acompanhar seu entorno, se possível, procurar locais mais seguros pois a chuva não vai dar tréguas suficiente para que o solo seque.
Além da influencia da ZCAS com suporte do Cavado que potencializa as áreas de instabilidades, o Ciclone Extratropical drenará toda a úmidade do continente em direção a ele, reforçando o efeito ¨canal úmido/ZCAS¨ sobre a Bahia, o que concentrará as chuvas ainda mais dentro do estado. Todas as regiões ainda estão incluídas nestes alertas e correm riscos potenciais de problemas em decorrência das chuvas.
O começo do fim de semana (06/11), começará sem muitas mudanças; apenas o extremo sul do estado apresenta uma curta trégua das chuvas a partir da tarde, enquanto o nordeste passa a ter a maior probabilidade de fortes temporais em relação aos dias anteriores. As demais, seguem no alerta com risco potencial, principalmente Salvador e toda região metropolitana, região essa que, inclusive, vive a maior quantidade de pessoas em áreas potencialmente perigosas em eventos de chuvas desta intensidade.
Ao longo do Domingo, (07/11), as chuvas retornam no extremo sul do estado e diminui a possibilidade de fortes temporais no nordeste baiano, mas ainda sim, a região poderá presenciar episódios de fortes pancadas mais localizadas.
Para possíveis atualizações, acompanhe-nos nas redes sociais.
Para possíveis emergências, ligue;
Defesa Civil de Salvador - CODESAL: (71) 3202-4500
Defesa Civil do Estado - SUDEC (71) 3371-9874
0 comments:
Postar um comentário