8 de julho de 2020

Novo ciclone extratropical influenciará parte do sul do Brasil

Áreas da região Sul do Brasil, principalmente o estado do Rio Grande do Sul registrou volumes expressivos de precipitação nas últimas horas, devido a combinação de fatores meteorológicos — a influência de um cavado em altos níveis, do jato de baixos níveis, uma baixa pressão e a formação de uma nova onda frontal na região.

Aumento da vazão de um rio preocupa moradores em Santa Rosa, no RS — Foto: Cátia/divulgação/Instagram 

O Rio Grande do Sul foi o estado que mais sofreu com os acumulados expressivos na região. A chuva abrangente e volumosa deixou vários municípios com valores superiores a 100 mm em apenas 24 horas; Santa Rosa foi o município com maior registro do estado. Confira as 10 cidades que mais choveram no estado do RS e SC entre 04h do (07/07) e 04h do (08/07) "horário de Brasília":

Nesta quarta-feira (08/07), é prevista a configuração de um novo ciclone extratropical (não bomba) originada da baixa pressão que provocou acumulados expressivos no estado do RS e outros pontos da região sul na última terça-feira (07/07). Com isso, é esperado que a região continue registrando chuva em grande parte da região (em menores quantidades), os maiores volumes são esperados no norte e sudeste do estado do RS, região sul, oeste e serrana de SC. Enquanto aos ventos, é esperado que a pressão atmosférica do ciclone diminua, isso resulta no aumento na velocidade dos ventos, as rajadas podem chegar aos 100 km/h nas regiões serranas do RS e SC, além do litoral do RS.

Na próxima quinta-feira, a chegada de uma alta pressão pós-frontal trará uma trégua no mau tempo na região e as temperaturas também diminuem.

0 comments: