3 de maio de 2019

Ciclone Tropical Fani sobe para o topo da categoria 4 pouco antes do Landfall

Um intenso Ciclone Tropical, nomeado como Fani, ou (Phani), que significa "capô de uma cobra", ameaça um landfall na manhã desta sexta-feira 03/05 (perído local), no estado indiano de Odisha com ventos intensos, superiores a 200 km/h e rajadas ainda mais intensas com chuva volumosa.

(Imagem: HIMAWARI8/CIMSS.)

"Fani é o Ciclone Tropical mais intenso na Bacia do Oceano Índico Norte desde 1991", disse o Dr. Phil Klotzbach, cientista tropical da Universidade Estadual do Colorado - EUA, em uma entrevista realizada pela Weather Undergroud.

Na última atualização (02/05 18:00), Fani estava no topo da categoria 4, da escala americana de furacões Saffir-Simpson, com 248 km/h e rajadas passando dos 300 km/h. A costa leste da índia já sente os efeitos, registrando chuvas fortes e ventos fortes, como em Kalingapatnam, no estado de Andra Pradexe, que relatou ventos sustentados de cerca de 72 km/h. Um milhão de pessoas já foram evacuadas das áreas que serão atingidas.

Projeção indica que Fani também atingirá Bangladesh no fim de semana — Imagem: Reprodução/Amantes do Tempo

Jharkhand, Orissa e Bengala Ocidental são os estados índianos que mais serão atingidos pela Fani. Em Bangladesh, por ser um país de pequena área territorial (pouco maior do que o estado brasileiro do Amapá), todos os 64 distritos devem sentir os efeitos do Ciclone, felizmente, os ventos não serão mais uma preocupação no país de acordo com as últimas previsões, pois o sistema já estará bem mais fraco, chegando no país como Depressão Tropical, sendo assim, o país deverá se preocupar com as chuvas intensas e duradouras, causando graves enchentes e deslizamentos de terra.

0 comments: