2 de abril de 2019

Choveu abaixo da média histórica em várias cidades na região do Vale do Rio Doce no mês de março

Segundo dados do Cemaden, o mês de março fechou com chuva abaixo da média esperada para o mês em algumas cidades da região.
A maior cidade da região Governador Valadares, nesse mês de março foram registrados  87,8 mm de chuva, enquanto que a média histórica é de 117 mm de acordo com Climate.

Cidade de Governador Valadares/MG vista aérea
(Imagem: Cidade Mineira)
As cidades de Belo Oriente, Iapu e Ipatinga foram as três conseguiram passar a média histórica no mês de março.
Nas cidades de Aimorés, Cantagalo, Frei Inocêncio, Engenheiro Caldas, Mutum, Resplendor e Sardoá ficaram abaixo da média. A cidade de Itanhomi ficou perto da média mas não consegiu atingi-la.

(Dados das estações pluviométricas)
Algumas frentes frias de abril podem chegar fortes e ajudam a manter o tempo úmido na região do Vale do Rio Doce. Em relação à temperatura na região, a máxima começa a cair ao longo dos dias do mês de abril e teremos características de outono na parte da noite e da manhã, durante a tarde, clima de verão continua até o fim do mês de abril.

O grande diferencial do outono 2019 será a influência de um El Niño, que mesmo estando com fraca intensidade, vai interferir no padrão de chuva e de temperatura da estação. A expectativa é de que o El Niño persista até o fim de junho, mas enfraquecendo cada vez mais.

Além do El Niño, o outono de 2019 começa com a temperatura do oceano Atlântico Sul acima do normal. A presença de um El Niño, mesmo que fraco, faz com que as ondas de frio tenham menor frequência, e que consequentemente exista tempo para que as temperaturas voltem a subir e manter uma sensação agradável, até a chegada de uma próxima onda de frio.

0 comments: