(Imagem: NOAA. exato momento em que o olho do tufão estava sobre Tinian, Ilhas Marianas do Norte que fica a cerca de 2583km de Luzon no norte das Filipinas).
O tufão Yutu começou a ser monitorado no dia 21/10 com ventos iniciais de 45km/h, tornou-se furacão no dia 23 a exatamente 00 (UTC), até então, seguiu ganhando força atingindo 285km/h às (12 UTC) do dia 24/10 como furacão de categoria 5, a máxima na escala Saffir-Simpson. Após atingir categoria máxima, Yutu teve condições não favoráveis para continuar seu fortalecimento e foi ai que ele começou a perder força a partir da (18 UTC), os ventos baixaram para 180km/h. Das (12 UTC) para (18 UTC) do dia 25, Yutu foi rebaixado para categoria 4 com ventos de 240km/h, e se manteve estável até às (06 UTC) do dia 26, voltando a ganhar força na análise seguinte às (12 UTC) ainda do dia 26, atingindo ventos de 250km/h. Na última análise, Yutu voltou para a categoria 5 com ventos de 260km/h, com previsão de que ganhe ainda mais força antes de atingir Taiwan e Filipinas, países recém atingidos pelo tufão Mangkhut no mês passado que causou grandes estragos.
O Tufão deve atingir em cheio o norte das Filipinas na próxima terça-feira (30), com categoria 3 de acordo com as últimas atualizações das simulações meteorológicas.
Taiwan também sentirá muito os efeitos do Tufão, ambos os países se preparam para inibir a destruição, principalmente com deslizamentos de terras devido as chuvas torrenciais. Após atingir esses países, sua trajetória ainda é incerta, porém, China e Vietnã já devem ir se preparando, pois as possíveis trajetórias são em direção desses países, caso sua trajetória para o Vietnã seja confirmada, Camboja e Laos sentirá muito os efeitos das chuvas torrenciais.
0 comments:
Postar um comentário