3 de setembro de 2019

Entrevista com Jorge Calleja sobre mudanças climáticas

As mudanças climáticas são alterações do clima em todo o planeta. Em outras épocas o aquecimento tinha causas naturais, mas hoje se sabe que é produzido pelas atividades humanas e suas consequências são irreversíveis.

(O derretimento do gelo no Ártico. Crédito: NASA )
As mudanças climáticas estão relacionadas às alterações do clima em nível global, ou seja, em todo o planeta e podem ser causadas tanto por alterações naturais (glaciações, mudanças na órbita terrestre, etc), como pela ação humana. O Blog Amantes do Tempo entrevistou Jorge Calleja, bacharelado em meteorologia da Universidade Agrícola Nacional LA MOLINA (UNALM) no Peru. Atualmente, trabalha na Corpac S.A.

Amantes Do Tempo: Existe alguma dúvida científica inquestionável de que o planeta está se aquecendo?

Jorge: Existem teorias sobre o aquecimento global, a tendência indica que nos próximos anos haverá altas temperaturas em todo o mundo, mas há evidências para refutar o aquecimento, uma vez que a Terra sofreu processos de resfriamento e aquecimento ao longo dos anos. milhões de anos, o que significa que existem ciclos em que a temperatura da Terra pode subir e cair. No entanto, não podemos negar o efeito do aquecimento devido a causas antropogênicas, principalmente por setores industrializados.

Amantes Do Tempo: Além das medidas, existem outras evidências irrefutáveis de aquecimento?

Jorge: Não, eu sustento que a metrologia é uma ciência auxiliar à pesquisa que ajuda a validar a hipótese formulada, sem a análise das medidas não haveria base para afirmar ou rejeitar o aquecimento da Terra.

Amantes Do Tempo: Os cientistas possuem instrumentos confiáveis para avaliar as mudanças climáticas?

Jorge: Para o uso de instrumentos em qualquer campo de pesquisa, a qualidade dos dados deve ser levada em consideração, isto é obtido através de um procedimento rigoroso de calibração prévia com instrumentos padrão nos quais deve ser certificado em uma entidade suficientemente qualificado para medir a variável. A validação dos dados calibrados e os graus de rastreabilidade são de suma importância para a qualidade dos dados. Em conclusão, os cientistas devem ter instrumentos certificados por uma instituição para que os dados sejam considerados tão precisos.

Amantes Do Tempo: A temperatura da Terra possui ciclos naturais de aquecimento e resfriamento. Por que o aquecimento verificado agora não é natural?

Jorge: A quantidade de emissões de gases de efeito estufa nos setores industrializados causa uma intervenção antropogênica que leva ao aquecimento global silencioso, mas notório, a cada século pelo menos sobe 0,6 graus no hemisfério norte.
Quando tive a oportunidade de ensinar meteorologia na UNALM-Peru, argumentei que o verão do sul era mais quente por causa da proximidade (periélio) do sol nos meses de verão no hemisfério sul, com mais raios solares em comparação com os meses do sul do verão em aquele em afélio. Essa afirmação teórica mudou ao longo dos anos pela industrialização, agora o hemisfério norte está passando por ondas de calor cada vez mais intensas, o que significa que esse tipo de aquecimento não é natural, mas pela introdução de gases CFC na atmosfera alterando o clima, com isso temos um cenário de variabilidade climática. 
 Onda de calor na Europa em junho de 2019
Crédito: ESA


Amantes Do Tempo: Se o tempo não pode dizer 100% se o sol vai acabar no fim de semana, como você pode prever o que acontecerá em 50 ou 100 anos?

Jorge: Para fazer uma previsão de longo prazo, um antecedente com a tendência que ocorreu anteriormente deve ser levado em consideração, ao contrário de uma previsão de curto prazo, que influencia apenas o tempo em avaliação, mas sem descurar a climatologia anterior estudada. , pode-se prever que pode ocorrer daqui a 100 anos, mas a magnitude é estendida e, portanto, o paleoclima deve ser visto para ver como está o comportamento há milhões de anos, é claro que terá uma margem de erro, no entanto Você deve garantir que seja mínimo.

Amantes Do Tempo: Quando o aquecimento ocorreu mais intensamente?

Jorge: Segundo Neukom, ele observa que o aquecimento atual é globalmente síncrono: o período mais quente de 51 anos dos últimos 2000 anos durante o século XX em mais de 98% do planeta. No entanto, a história da Terra remonta a milhões de anos, houve um aquecimento muito intenso que matou algumas espécies até serem extintas, a emissão de gases dos vulcões em um momento em que a atmosfera estava reduzindo completamente as temperaturas. É o ponto em que a fauna e flora termofílicas poderiam existir demais.

Amantes Do Tempo: Existem estimativas de que a temperatura média do planeta suba para 4 graus em 2100?

Jorge: As estimativas feitas em um futuro não tão distante podem indicar que ele apresenta um grau de erro, mas a tendência com que é apresentada pode ser inferida de que as temperaturas continuarão a subir acentuadamente, o que faz referências que podem ser apresentadas nos anos posteriores. Temperaturas extremas, assim como haverá verões muito quentes, também podem ocorrer invernos extremamente frios, pois, devido ao incidente de energia disponível na Terra, não haverá esse equilíbrio.

Entrevista realizada por Reinaldo Gonsalves

0 comments: